PROJETO DE RESOLUÇÃO CONCEDE UTILIDADE PÚBLICA À ASSOCIAÇÃO RETOCROHN - PETRÓPOLIS
- Comunicação - Gilda Beatriz
- 17 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de out. de 2022
De autoria da vereadora Gilda Beatriz (PSD), foi aprovado em segunda discussão na sessão plenária desta terça-feira (04), na Câmara Municipal de Petrópolis, o Projeto de Resolução 2295/2022, que concede título de Utilidade Pública à Associação RetoCrohn – Petrópolis. Ela é autora também da Lei 7.416/16, que criou na cidade a Campanha Maio Roxo – Dia da Conscientização sobre a Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.
Para a vereadora, a concessão do título de utilidade pública vem confirmar o reconhecimento do Poder Legislativo Municipal ao trabalho quem vem sendo realizado na cidade há muitos anos pela associação, que é presidida pelo médico José Francisco da Silva Vieira e promove um trabalho incansável no sentido de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento das doenças de Crohn e Retocolite.
“As doenças de Crohn e Retocolite Ulcerativa são mais comuns do que muitos imaginam e pouco conhecidas pela população. A medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde e o tratamento melhora muito a qualidade de vida dos pacientes. Daí a importância da Associação RetoCrohn – Petrópolis, que promove uma excelente de trabalho de conscientização na cidade”, disse Gilda Beatriz.
“Estou muito grato e feliz com a aprovação da proposta que concede o Título de Utilidade Pública à nossa associação , que contribuirá muito para nossas em benefício dos pacientes. Em meu nome, da diretoria e dos pacientes, agradeço à vereadora Gilda Beatriz e aos demais parlamentares pelo apoio e a luta em defesa da nossa causa”, destacou o presidente da Associação RetoCrohn - Petrópolis, José Francisco Vieira.
A Doença inflamatória intestinal (DII), pode ser dividida em Retocolite ulcerativa ou Doença de Crohn, e trazem severos comprometimentos ao paciente se não for tratada adequadamente. A associação tem uma rede de apoio multidisciplinar com nutricionista e psicólogo, sendo estes atendimentos gratuitos.
A utilidade pública municipal reconhece que a entidade presta serviços relevantes à sociedade. Em alguns casos, qualifica a associação a reivindicar isenções de taxas e contribuições, além de oferecer credibilidade para que possa ter direito de ter acesso às verbas destinadas ao trabalho social e educativo desenvolvido em prol do bem comum.

Comments